55ª Assembleia Geral da CNBB começou em Aparecida

Os bispos da Igreja Católica no Brasil estão reunidos em Aparecida (SP) desde ontem, dia 26 de abril, para refletir o tema “Iniciação à vida cristã” durante a 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento segue até 5 de maio, no Centro Pe. Vitor Coelho de Almeida.

Dom Vicente Costa, Bispo Diocesano de Jundiaí, está entre os cerca de 350 bispos vindos de todo o país.

Durante a celebração de abertura, o presidente da CNBB e Arcebispo de Brasília, Cardeal Sérgio da Rocha, pediu oração da Igreja em todo o Brasil pela assembleia e comentou sobre os inúmeros desafios. “As dificuldades não devem jamais impedir o anúncio da Palavra de Deus, o cumprimento fiel da Ação Evangelizadora da Igreja, pois ninguém pode aprisionar a Palavra de Deus. Pelo Contrário são incentivo, porque a certeza do amor de Deus nos anima na missão bonita e exigente de Evangelizar e levar esperança aqueles que mais sofrem com a crise política e econômica”.

Além do tema central, os bispos brasileiros também aprofundarão temas da atualidade da conjuntura política brasileira e a conjuntura eclesial após os 10 da conferência de Aparecida. No sábado e no domingo, haverá o retiro dos bispos.

Em sintonia com o Ano Nacional Mariano, também serão realizadas várias atividades para marcar os 300 anos da imagem de Aparecida e também os 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima.

A missa do sábado dia 29 de abril, às 7h30, será dedicada à Nossa Senhora, com entronização da imagem, cantos e homilia especial. À noite, às 20h, encerrando o Retiro dos Bispos, acontece a peregrinação, procissão e celebração Mariana. Uma Sessão Mariana a ser realizada, dia 4 de abril, às 18h, encerra as comemorações durante a 55ª Assembleia dos Bispos do Brasil.

Nesta quinta-feira, segundo dia da Assembleia, começa a apreciação do tema central “Iniciação à Vida Cristã”, cuja elaboração ficou a cargo de uma comissão montada especialmente para sua elaboração. Os bispos também farão seus acréscimos ao texto durante toda a 55ª Assembleia. Após apreciação e aprovação pelos bispos, o texto depois será assumido como um documento oficial da CNBB.

Outro assunto a ser aprofundado pelos bispos, hoje, é o Projeto Pensando o Brasil: Educação. O projeto apresenta o cenário da educação no Brasil, em seus aspectos quantitativos (acesso e permanência) e qualitativos (a melhoria da aprendizagem) e propõem caminhos para superar os principais desafios que levanta: políticas públicas, orçamento para educação, gestão escolar e educação como compromisso de todos. O projeto levanta ainda as pistas de ação.

Fonte:cnbb.org.br