Semana da Família

Semana da Família: momento de testemunho, reflexão e serviço dos cristãos para humanidade

No mês de agosto, as igrejas no Brasil realizam uma semana dedicada especialmente as famílias (Semana da Família) O tema escolhido para este ano é “Família, uma luz para a vida em sociedade”. Um momento muito importante para que todas as famílias do Brasil possam refletir sobre a dignidade, a importância, a beleza que é a família, dom de Deus”. Trata-se de um momento de reflexão e ao mesmo tempo de testemunho e serviço dos cristãos para com a humanidade, “para desenvolver este senso da beleza da grandeza, da alegria que é ser família”. No contexto do Mês Vocacional, quando a Igreja recorda a cada semana uma vocação

Motivação e trabalho conjunto
“O papa Francisco pediu para que todas as comunidades se envolvessem com a família, fizessem da família o centro da ação evangelizadora. Então, o melhor jeito da gente se preparar é aproximando os nossos grupos, as nossas pastorais, os nossos sacerdotes, diáconos, todos os agentes da Igreja. Não para que fique só na igreja, mas para que possa levar o tema da família como luz para a sociedade”, lembrando do necessário envolvimento de toda a Igreja na reflexão e aplicação da exortação apostólica do papa Francisco *Amoris Laetitia – sobre o amor na família.

* Amoris Laetitia = (a “Alegria do Amor”) é uma exortação apostólica do Papa Francisco, publicada em 08 de abril de 2016. Possui nove capítulos e tem como base os resultados de dois Sínodos dos Bispos sobre a Família ocorridos em 2014 e 2015.

Quando surgiu essa semana?

A Semana Nacional da Família teve origem em 1992 como resposta à necessidade de defesa e promoção da família, cujos valores, já naquela época, eram agredidos sistematicamente na sociedade. Ela sempre acontece em agosto. Desde o início, foi proposta como um momento forte no qual a Pastoral Familiar procura articular-se com todas as demais pastorais da Igreja no sentido de evangelizar a família na globalidade dos seus aspectos e realidades.

Indicação de Leitura ( subsídio)
Para animar este momento de valorização da instituição familiar, a Pastoral Familiar propõe como subsídio o livreto “Hora da Família”. A primeira edição do material publicada em 1996, por iniciativa da arquidiocese do Rio de Janeiro, como preparação para o II Encontro Mundial das Famílias, que aconteceu no ano seguinte com a visita do papa João Paulo II. Na sequência, o Hora da Família, assumido pelo então Setor Família da CNBB, animou grupos e comunidades do Brasil no tríduo rumo ao Jubileu do ano 2000 e foi somado ao texto usado na Semana Nacional da Família, que a partir de então formaram um só fascículo. Editado anualmente, o material apresenta reflexões sobre temas relacionados à vida em família e à atuação da Pastoral Familiar. Desde o início, a publicação ainda traz sugestões de celebrações e orações para serem utilizadas em vários momentos do ano. “É uma publicação que pode ser utilizada de diversas maneiras e adaptadas às circunstâncias de cada comunidade. É muito rico e a cada ano ele é preparado com muito carinho.

“Família, uma luz para a vida em sociedade” é o tema da Hora da Família 2017. Neste ano, a reflexão está em sintonia com o impulso da Igreja no Brasil para que seja percebida a importância das ações dos cristãos leigos e leigas na sociedade. O material propõe os sete encontros da Semana Nacional da Família, Leitura Orante da Palavra e celebrações em família. A Secretaria Executiva Nacional da CNPF informou que 300 mil unidades do subsídio foram distribuídas neste ano.

Confira a Programação na Paróquia São João Batista:

1º dia – 20 de agosto  “Família, uma Boa Nova para o Mundo de Hoje”
              19h Missa

2º dia – 21 de agosto “A Família é o sim de Deus-Amor”
              19h Missa

3º dia – 22 de agosto “A Família de Nazaré é o Modelo das Famílias”
              19h Missa

4º dia – 23 de agosto “Família, Centro do Amor e do Perdão”
              19h Missa

5º dia – 24 de agosto “A família Promotora da Misericórdia na Sociedade”
               19h Missa

6º dia – 25 de agosto “A Família aberta a Deus e ao Próximo”
               19h Missa

7º dia – 26 de agosto “Família, Centro da Nova Evangelização”

Oração pelas famílias

Deus e Pai de todos nós,
em Jesus, vosso Filho e Senhor Nosso, vós nos fizestes filhos e filhas
na família da Igreja. Que a vossa graça e amor ajudem nossas famílias
em todos os lugares do mundo a permanecerem unidas na fidelidade ao Evangelho.
Que o exemplo da Sagrada Família, com o auxílio de vosso Santo Espírito,
guie todas as famílias, especialmente as mais atribuladas, para que sejam lares de comunhão e oração e sempre busquem vossa verdade e vivam em vosso amor. Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém
Jesus, Maria e José, rogai por nós!