Quem somos?

A Renovação Carismática Católica (também chamada RCC) é um movimento que surgiu nos Estados Unidos em meados da década de 1960 e que se espalhou por todo o mundo. A prática da RCC baseia-se na experiência pessoal com Deus, pela força do  e de seus dons, a fim de que todos tornem-se discípulos de Jesus Cristo. No Brasil, a Renovação Carismática Católica teve origem na cidade de Campinas/SP, através dos padres Haroldo Joseph Rahm e Eduardo Dougherty por volta de 1970.

O Grupo de Oração é a célula fundamental da Renovação Carismática Católica, formado por um conjunto de fiéis que se reúnem semanalmente para rezar e partilhar de sua vida espiritual, cultivando todos os outros aspectos da vivência do Evangelho. Além dos encontros semanais, são promovidos também retiros e outras atividades, visando sempre um aprimoramento do indivíduo.

Os grupos de oração são constituídos por um núcleo, contendo um coordenador que é escolhido através de um discernimento, e que tem como função procurar cumprir as decisões dos seus superiores, buscar manter a unidade do grupo de oração e participar das reuniões dos conselhos a que o grupo de oração está submetido. Também contém os servos, que exercem os mais variados ministérios, com o objetivo de propiciar a outras pessoas uma experiência pessoal com Deus.

Os Ministérios que podem existir em um Grupo de Oração são:

  • Intercessão
  • Música
  • Crianças
  • Pregação
  • Formação
  • Acolhida
  • Cura e libertação

Atuação Paroquial

Na paróquia, as reuniões de oração começaram a partir do desejo de muitas pessoas que formavam parte da comunidade, mas que iam participar dos grupos em outros lugares. Por isso, algumas pessoas começaram a reunir-se para rezar o terço com a intenção de formar o grupo de oração da, na época, capela de São João Batista. Depois de um ano de oração, a intenção foi confirmada quando Fernando Cuter, coordenador da RCC da cidade chamou José Carlos Dragão para dar início às reuniões. Então, no dia 25 de julho de 1995 aconteceu o primeiro Grupo de Oração na comunidade.

Atualmente, o Grupo de Oração São João Batista conta com 18 servos, tendo como coordenador José Augusto Rodrigues. As reuniões acontecem todas as terças-feiras iniciando-se com a Missa às 19h.