Batismo

Quem somos

O Batismo é chamado de porta para os demais sacramentos, é o primeiro sacramento da nova Lei, Jesus Cristo instituiu para que todos possam alcançar a vida eterna, e, em seguida, confiou à sua Igreja juntamente com o Evangelho, quando ordenou aos apóstolos: “Ide e ensinai a todos os povos; batizai-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” Mt 28,19. Assim, o batismo é antes de tudo, o sinal daquela fé com a qual os seres humanos respondem ao Evangelho de Cristo, iluminados pela graça do Espírito Santo.
O Batismo também incorpora a pessoa à Igreja, Corpo de Cristo. Diz o Catecismo que “das fontes batismais nasce o único povo de Deus da nova aliança, que supera todos os limites naturais ou humanos das nações, das culturas, das raças e dos sexos”.

Atuação Paroquial

A Pastoral do Batismo ministra as preparações para os pais e padrinhos, cada encontro tem duração de 1hora onde são realizados 4 encontros preparatórios, o material utilizado para os conteúdos dos encontros é o livro Centro de Pastoral Popular da editora Scala. Os batizados ocorrem normalmente aos domingos após as celebrações das 09:30hs, conforme datas definidas.  A cerimonia dos batizados é realizada pelo Padre mas também pode ser presidida por Diácono.

Dízimo

Quem somos

O dízimo é uma expressão de gratidão a Deus por tudo o que recebemos. É uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como sua obrigação em relação à manutenção da vida da Igreja.

O dízimo é aplicado em 3 dimensões:

• Dimensão Religiosa: despesas com o Culto, com o sacerdote, com o templo;
  • Dimensão Social: ajuda aos mais necessitados;
  • Dimensão Missionária: despesas com a Evangelização fora dos limites da comunidade. Ajuda a outras paróquias e comunidades, obras missionárias.

Atuação Paroquial

Tem como papel principal de conscientizar cada participante da comunidade da sua responsabilidade com a sua Igreja e com a sua Comunidade, levando-a a refletir e organizar as contribuições. Tornar o cristão responsável comunitariamente. Apesar de termos várias citações bíblicas sobre o dízimo, a Igreja Católica não obriga os seus fiéis a serem dizimistas; portanto, o dízimo não é obrigatório. É sinal de amor, de fé, de partilha e de comprometimento com a sua Comunidade.

Pascom

Quem somos

A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia São João Batista foi fundada em Maio de 2016, pelo Padre Adriano Luís Zucculin, afim de evangelizar através da informação e da comunicação. Sobretudo hoje, quando a informação circula muito rapidamente e através de vários meios, é fundamental a qualquer instituição que queira difundir suas ideias ter boas ferramentas de comunicação.

Atuação Paroquial

A Pascom tem exercido um trabalho bastante respeitado, principalmente nos meios de comunicações entre eles Facebook e Instagram, onde também nos comunicamos com os paroquianos de uma forma objetiva, dinâmica e rápida, interagindo e tornando o relacionamento mais estreito entre Paróquia e Comunidade. Sempre em busca da evangelização e bem estar dos paroquianos.

Pastoral da Saúde

Quem somos

O objetivo geral da Pastoral da Saúde é evangelizar com renovado ardor missionário o mundo da saúde a luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida. A Pastoral da saúde se divide em três dimensões humanitárias.Atuação Paroquial

A Pastoral da saúde de nossa cidade ocupa uma cadeira no conselho de saúde de Itu, onde a frente está à coordenadora e nossa paroquiana Ivete Aparecida Bernardi Ribeiro.

A Pastoral da saúde se divide em três dimensões humanitárias, fé e politica, onde é realizado visitas aos doentes, conhecendo assim as necessidades, as vezes remédios, alimentos, pessoas para cuidar, muitos as vezes precisam de carinho, afeto, receber sacramentos, nesses casos o padre vai até o local para realizar a confissão, unção dos enfermos, também contam com a colaboração dos ministros da Eucaristia para levar a comunhão, tentando ajuda-lo da melhor forma possível.

A terceira dimensão é política, onde a pastoral encaminha o enfermo para conseguir remédios, exames e cirurgias nas redes públicas.

Ostiárias

Quem somos

A palavra “Ostiário” vem do latim “Ostiarius” que significa “o porteiro”, aquele que abria e fechava a porta da igreja. Era também ele que cuidava das alfaias, das vestes e dos objetos litúrgicos. Para uma boa celebração é muito importante a disposição e ornamentação do ambiente, a limpeza do local, a preparação das vestes e dos objetos.

Atuação Paroquial

A Paróquia conta hoje com a dedicação e o belo trabalho de 10 ostiárias, onde se organizam em escala, cada missa pelo menos duas é responsável pela organização.